24 jun

Hoje listaremos os 5 melhores ambientes da Casa Cor SP 2015 na opinião da Arq. Priscila Costa, foram avaliadas as questões: criatividade, funcionalidade, originalidade e estética. Uma das considerações que fizemos é que em muitas amostras de arquitetura e decoração os ambientes são montados de forma a “encher os olhos” dos visitantes, e tornam-se muitas vezes inviáveis para o nosso dia-a-dia e pouco funcionais, portanto consideramos os espaços mais realistas e adaptáveis.

 

1) HARAS ESPELHO D’ÁGUA- ARQUITETA ANA MARIA VIEIRA DOS SANTOS

Projeto ríquissimo em detalhes, onde a arquiteta tomou como partido o cenário da amostra, o Jockey Club de São Paulo. O espaço foi transformado em uma residência em estilo mais rústico mas não menos elegante, com uso de muita madeira, cores em tons terrosos, espelho d’água e também uma ala montada para o trato dos cavalos, inclusive com um próprio cavalo sendo tratado em meio a todos os visitantes. Para completar a decoração foram usados troféus, livros, quadros e fotografias do acervo do museu do próprio Jockey emoldurando ainda mais o contexto que a arquiteta criou.

1432325650559     5n03ui9sj7vp65tplh4i1ad3i

2) CASA DO BOSQUE- DAVID BASTOS

Com um estilo de cabana com ambientes integrados, o arquiteto conseguiu em 70m² compor uma casa com cozinha, estar, jantar, dormitório e banheiro onde cada detalhe prende a atenção do visitante. O uso de brises de madeira tanto nas paredes como no teto permitem a total integração da residência com a parte externa, permitindo muita iluminação e ventilação naturais. Outros elementos presentes foram as pedras naturais e o vidro. Realmente David conseguiu criar um espaço quase lúdico que remete a sensação de conforto e aconchego.

 IMG_0526     IMG_0538

3) CASA CONTAINER- DECORA CLICK- DANIEL KALIL E KARINA BUCHALLA

A criatividade dos 2 arquitetos em criar uma residência através da união de 4 contêineres foi magnífica. A ideia surgiu do grande número de contêineres que são descartados no porto de Santos. O espaço conta com sala de estar, jantar e cozinha integrados, além de 3 dormitórios e mais deck e piscina,  onde todos os espaços internos receberam forro de gesso com revestimento térmico feito de lã e garrafas pet. Com criatividade, funcionalidade e beleza os 170m² foi um dos ambientes mais comentados desta amostra, justamente pelo material empregado permitir um processo construtivo “limpo” e de rápida execução ( por curiosidade, toda a estrutura foi montada em 15 dias).

  casa-container-na-casa-cor      ambientes-casacor-sp-2015_26

4) HOME GOURMET- ADRIANA CONSULIN E IZILDA MORAES

Um espaço gourmet para os amantes da cozinha se deliciarem, em 55m² as arquitetas primaram pela elegância e pelo uso de tecnologia no espaço. Um dos destaques do espaço foi o uso bem feito da iluminação tornando o ambiente aconchegante e com uma sensação de espaço muito maior do que o existente. Com áreas divididas entre preparos de alimentos e ambientes com sofás para receber os amigos foi um belo exemplo de ambiente funcional, prático e muito receptivo.

  IMG_0720      IMG_0722

5) VARANDA DO COLECIONADOR- ROBERTO RISCALA

Projeto desenvolvido pelo arquiteto para um colecionador de plantas, o espaço conta com detalhes belíssimos mas sem toná-lo pesado. Os móveis em ferro galvanizado onde ficam expostas as plantas são de um colorido que não passa despercebido. É aquele espaço que todos sonham em ter em seu jardim com exemplares de plantas bem tratadas, um perfume de natureza no ar e aquela sensação de paz e tranquilidade.

IMG_0570      IMG_0571

Leave a Reply