15 jun

Frequentemente muitas pessoas, inclusive nossos clientes ficam em dúvidas ao receber um orçamento com as especificações “móvel em mdf”, “móvel em mdp”, “acabamento em laca” e assim por diante, até mesmo porque existem variedades de preços entre eles, então vamos lá, vamos tentar explicar de uma forma breve e fácil a diferença entre eles.

Vamos começar com a diferença entre MDF e MDP pois cada um têm suas particularidades. Enquanto o MDF é feito de fibras aglutinadas de madeira, o MDP, por exemplo, é feito com partículas pequenas de madeira nas extremidades e delgadas no meio da chapa, assim, ele utiliza menos matéria-prima para a sua produção, apresentando um melhor custo-benefício. Mas existem ainda diferenças na aplicação, qualidade, durabilidade, etc.

MDF

MDF significa Medium Density Fiberboard (chapa de fibra de madeira de média densidade). É o material que mais se assemelha a madeira em relação às possibilidades de manuseio. As chapas de MDF são superfícies grande e homogêneas, sem orientação das fibras, isso permite que os cortes sejam realizados em qualquer sentido. Além de muito usado no setor moveleiro, o material também é aplicado na construção civil em pisos, divisórias, portas, etc.

Comparado ao MDP ele tem um manuseio mais fácil pois tem propriedades mecânicas superiores. Desta forma resiste melhor à abrasão e à umidade. Suas camadas superficiais têm alta densidade, o que assegura um acabamento mais uniforme nos processos de impressão, pintura, usinagem e revestimentos.

 

MDP

Abreviação de Medium Density Particleboard (painel de partículas de média densidade). Sua utilização é enorme no setor moveleiro pelo seu custo-benefício, porém é limitada em relação à criação de móveis e portas com linhas retas, forma orgânicas, entalhes e cantos arredondados. Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, além de frente e laterais de gavetas. Porém devido a sua composição ele é mais limitado em comparação ao MDF, mas seu custo é menor.

A durabilidade de ambos é semelhante à madeira natural. É preciso apenas protegê-los da umidade, pois sua resistência à água é limitada.

 

i336776

 

Painéis em MDF e MDP, a diferença entre as chapas constituídas por fibras e partículas é bem visível.

Laca

A laca por sua vez trata-se de um tipo de acabamento, uma pintura realizada sob a matéria-prima. Pode ser aplicada nos mais variados materiais, como o ferro, madeira, vidro ou metal. A laca pode ser fosca ou com brilho. Por se tratar de uma pintura, é mais delicada e sujeita a lascar, riscar, etc. (por isso raramente utilizamos laca em móveis na cozinha pois podem riscar facilmente com facas e talheres). Quando optamos por este tipo de acabamento o bom é utilizar tampos de vidro para proteger a pintura. Outra vantagem da laca é sua infinidade de cores e tons.

Claudio_07

Móvel em laca colorida (amarela)

les amours

Letreiro de loja com painel e letreiro em acabamento em laca colorida (azul marinho e branco)

Leave a Reply